quarta-feira, 27 de julho de 2011

Educação fisica

A história da educação física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física.
Na Pré-História havia a preocupação do desenvolvimento da força bruta, sob o ponto de vista utilitário-guerreiro, sem ideia definida do ponto de vista moral.
Na Antiguidade, os gregos mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral.
Na idade Média, a queda do império romano também foi muito negativo para a educação física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda esta a Idade Média. O culto ao corpo era pecado mortal, atividades braçais eram reservadas apenas aos servos.
O período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura. A beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano. Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas. A dissecação de cadáveres humanos deu origem à Anatomia. A volta da Educação Física escolar se deve também nesse período a Vitório de Feltre (1378-1466) que em 1423 fundou a escola "La Casa Giocosa" onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos.
Na Idade Contemporânea a Educação Física volta ser necessária e passa a ser ensinada nas escolas. Nesse período surgem varias modalidades esportivas como o Handebol, o Basquetebol e o Voleibol. O Barão de Coubertin faz renascer os Jogos Olímpicos e divulga o esporte como meio de integração entre os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário